A vida passa rápido

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Torre de Babel de livros, um novo marco historico

Buenos Aires inaugura Torre de Babel de livros

A “Torre de Babel”, instalada na Praça San Martín, no centro da cidade de Buenos Aires. Foi inaugura no dia 11 de maio de 2011. Uma torre de 28 metros de altura, em formato de rampa circular, toda feita de aço e dezenas de milhares de livros. Esta obra de arte reuniu mais de 30 mil exemplares de 54 países, inclusive do Brasil.
A obra, batizada de “Torre de Babel de Livros”, é de autoria da artista plástica argentina Marta Minujín. A ideia foi de transformar a torre num veículo da cultura, unificando o mundo através dos livros. E com essa obra, Buenos Aires ganha o titulo de Capital Mundial do livro de 2011, designado pela Unesco.
Esta obra poderá ser percorrida por dentro até 28 de maio, nesse último dia de exposição da peça, os visitantes podem escolher um livro na língua da sua preferência e levá-lo. Os exemplares restantes serão levados para uma biblioteca portenha para compor o acervo da Primeira Biblioteca Multilíngue da Cidade de Buenos Aires.
A idéia da Artista Marta Minujín foi transformar a torre num veículo da cultura, unificando o mundo através dos livros.

Torre de Babel - Gênesis 11:1-9:

Com o fim do dilúvio, Um dia, todos os descendentes de Noé, resolveram reunir-se numa grande planície e, decidiram construir uma cidade que tivesse no centro uma torre tão alta que chegasse ao céu e se aproximasse de Deus. O Senhor não gostou da idéia, pois achava que era fruto do orgulho dos homens e não do seu amor por Deus. Então decidiu impedir a sua construção, não querendo no entanto ser tão duro como fizera com o dilúvio. Assim, começou a confundir as línguas dos homens, que deixaram de se compreender entre si, pois cada povo, passou a usar palavras diferentes. Os pedreiros não compreendiam os carpinteiros, os arquitetos não se entendiam com os marceneiros, sendo assim a obra foi obrigada a ser suspensa. A torre, batizada de Babel, ficou inacabada. Os homens, que de repente tinham tornado estranhos entre si, separaram-se, e cada povo foi viver na sua própria terra.
Esta história é usada para explicar a existência de muitas línguas e raças diferentes.
Hoje com a existencia de muitas linguas, muitas culturas diferentes, é feito uma nova Torre de Babel, para um novo objetivo, unir o mundo atravez da leitura com informações diferentes de povos diferentes, na tentativa de reunir a humanidade num caminho de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares