A vida passa rápido

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Topiaria uma obra de arte

Arte de adornar os jardins, dando a grupos de plantas configurações diversas.


É uma arte antiga, sua origem remonta a 500 A.C, onde foi explorada nos jardins suspensos da Babilônia, com os primeiros jardins intensamente trabalhados pelo homem.
Topiaria é muito mais que os arbustos podados em formas geométricas, humanas, maquinárias ou em forma de animais. Topiaria é uma expressão artística que tem como matéria prima, plantas vivas. Essa arte é conhecida pelo mundo todo sendo visível aos olhos dos apreciadores em calçadas das cidades, nos jardins de casas, nas mansões, nas praças das cidades, nos parques e em todos os lugares que apreciam essa arte. Esta arte traz qualidade de vida com o contato com o verde, que já proporciona alívio das tensões do cotidiano e estimula a criatividade.

Apesar de muitas plantas arbustivas se prestarem à topiaria, há algumas espécies mais indicadas para essa técnica com poda. São elas o buxinho (Buxus sempervirens), podocarpo (Podocarpus macrophyllus), tuias, cipreste (Cupressus coccinea), teixo (Taxus baccata), ligustro (Ligustrum sinense), azaléia (Rhododendron simsii), oleagno (Elaeagnus pungens), ficus (Ficus benjamina), viburno (Viburnum prunifolium), murta (Murraya paniculata) e pitósporo (Pittosporum tobira).
As características que estas plantas têm em comum são: crescimento lento a moderado, longevidade, folhas firmes (coriáceas a duras) e perenes, tolerância a podas freqüentes e folhagem naturalmente ramificada e compacta.
Existe também outra técnica de ser fazer topiaria que é a técnica stuffed, os suportes são os protagonistas da forma, e devem ser de material resistente e durável. Nesta técnica de topiaria, diferentemente das topiarias exclusivamente com podas, pode-se formar esculturas de plantas em áreas semi-sombreadas, dependendo das espécies escolhidas. Diversos tipos de plantas são permitidos, desde trepadeiras (heras e unha-de-gato são as mais comuns), até gramíneas, forrações diversas, flores e folhagens. Os substratos devem ser bem estruturados com espumas e fibras naturais, como cipós, esfagno e fibra de côco.
Mas independente da técnica escolhida, não pode faltar o cuidado básico com as espécies das plantas, como a preparação do substrato, o plantio, adubação, irrigação e drenagem, iluminação, ventilação, defesa contra pragas e doenças, além dos requisitos próprios de cada espécie. Assim você poderá montar a sua forma bonita e fácil de manter. As mais fácies são as de forma de cone.

NO Rio Grande do Sul no município Victor Graeff, localizado a 264 Km de Porto Alegre, na região Norte do Rio Grande do Sul, é conhecido nacionalmente pela beleza da Praça Municipal Tancredo Neves, com mais de 200 esculturas em ciprestes, podados artesanalmente em forma de pessoas, pássaros, animais e paisagens arquitetônicas tudo feito com a técnica da topiaria.
Esse principal ponto turístico do município foi fundado em janeiro de 1982, a Praça Municipal Tancredo de Almeida Neves, mas só começou a ser atração na região apenas a partir de 1989, quando o Ex-prefeito Ivar José Roessler (in memoriam) convidou o agricultor Fredolino Selmiro Schmidt, mais conhecido por Seu Mírio, a fazer parte da equipe de manutenção da praça, visto sua grande vocação e criatividade.
O trabalho de Topiaria (mais conhecida por poda escultural) desenvolvido na Praça Municipal Tancredo Neves exige paciência e dedicação, pois a planta demora no mínimo dois anos para tomar a forma idealizada pelo topiário e até cinco anos para estar definida. Seu Mirio, dedicou 17 anos de sua vida cuidando da Praça Municipal Tancredo Neves, e ao completar 70 anos de idade se aposentou. Fredolino Selmiro Schmidt completou 75 anos de idade no dia 19 de abril de 2011. Mesmo estando aposentado o topiário Fredolino continua realizando podas esculturais em municípios do Estado que tem o procurado, inclusive já recebeu propostas para trabalhar em Santa Catarina e até fora do Brasil, na Alemanha. Casado há 52 anos, com uma família constituída por 02 filhos, 04 netos e 03 bisnetos, o victorense pretende descansar mais, porém enquanto puder continuará transformando ciprestes em verdadeiras obras de arte, vai continuar transformando.

Topiaria no Japão, província de Shizuoka, cidade de Hamamatsu realmente uma beleza. Fizeram até um castelo tradicional com plantas. O cuidado e a riqueza de detalhes impressiona. Vejam a perfeição.O pastor de ovelhas e seu fiel cão, uma obra de arte no Parque das Flores. Cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka. Muito lindo um piano de plantas, bem grande, colorido e não são folhas tingidas, são as cores naturais das plantas, porque de acordo com a filosofia Mosaiculture, há de se respeitar a cor natural de cada planta. Fazendo a arte alterando apenas o formato dos arbusto.
Obras de arte feitas com plantas (Topiária). O talento humano em perfeita sintonia com a Natureza.
Direto para o mundo algumas artes feitas com plantas, observe a perfeição feita pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares