A vida passa rápido

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ai vem ele chegando gente...um asteróide de 400m



 Imagens obtida do asteroide que se aproxima da terra feita no ano de 2005.  Agora imaginamos como pode estar em 2011. isso ainda não temos acesso. Se é que vamos ter tempo para vê.

Nasa afirma que objeto de 400 metros de largura não representa perigo de impacto com a superfície, esse asteróide vai passar mais próximo da terra que a lua numa distancia de 325 mil quilômetros, na próxima terça-feira dia 9-11-2011.  E no dia 11-11-11, o que será que vai acontecer? Vamos aguardar, quem sabe o que poderá vim do céu, pois ultimamente tem vindo tantas coisas, satélites, asteróides, só esta faltando o Papai Noel para a nossa surpresa. 
A agência especial americana (Nasa) fotografou a rocha espacial através do Observatório em abril.
Nas afirma que não é potencialmente perigoso, é apenas uma boa oportunidade para estudar um asteroide, garantiu o astrônomo da Fundação Nacional de Ciências (NSF, na sigla em inglês), Thomas Statler. O asteróide circular, chamado de 2005 YU55, tem 400 metros de largura.
Segundo previsões, o horário em que o asteroide estará mais próximo da Terra será às 21h28min de terça-feira, no horário de Brasília. A aproximação será a maior de um asteroide deste tamanho em mais de 30 anos e um evento similar não voltará a ocorrer até 2028.
Apesar da proximidade, quem desejar ver o corpo celeste precisará de um telescópio. "Não será perceptível a olho nu. Será preciso um telescópio com lente de mais de 15 cm para vê-lo. Para tornar a observação ainda mais complicada, se moverá muito rápido no céu quando passar", afirmou Scott Fisher, diretor da Divisão de Astronomia da NSF.
"O momento (e local) para observá-lo serão as primeiras horas da escuridão de 8 de novembro na costa leste dos Estados Unidos", explicou. Os astrônomos que estudam este objeto, classificado como um asteroide de classe C, dizem que é muito escuro, cor de carvão, e bastante poroso.
O 2005 YU55 foi descoberto em 2005 por Robert McMillan, do projeto Spacewatch, grupo de cientistas que observa o sistema solar perto de Tucson, Arizona. O objeto faz parte de um conjunto de 1.262 asteroides grandes, que giram ao redor do sol e têm mais de 150 metros de largura. A Nasa qualifica estes corpos como "potencialmente perigosos".
O astrônomo Donald Yeomans, diretor do programa de Objetos Próximos (Near-Earth Object program) a Terra da NASA, Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) em Pasadena, Califórnia. Em uma entrevista em agosto de 2009 o astrônomo Donald afirmou que já tinham sido catalogados 784 objetos próximos a Terra com mais de 1 quilômetro de diâmetro. E que se um objeto com cerca do mesmo tamanho do que se chocou com Júpiter alcançar a Terra – um objeto típico com aproximadamente um quilômetro — tal seria catastrófico”, explicou o astrônomo Donald Yeomans. E também afirmou que objetos menores também constituem riscos e os pesquisadores estimam que ainda faltem a serem descobertos mais de 100 NEOs acima de 1 km de diâmetro.
Atualmente, considerando todos os objetos catalogados, só um NEO tem alguma possibilidade remota mas significativa de impactar com a Terra — 2007 VK184. Se este asteróide de aproximadamente 130 metros impactasse nosso planeta, o evento teria uma energia de aproximadamente 150 milhões de toneladas de TNT, mais de 10.000 vezes a potência da bomba atômica de Hiroshima.
Aproximadamente 100 observações telescópicas realizadas até o momento sugerem que o asteróide 2007 VK184 têm uma possibilidade em 2.940 de impactar a Terra dentro de 40 a 50 anos. O 2007 VK184 é o único NEO que está classificado na categoria 1 da escala de Torino (que vai de 0 a 10). Todos os demais NEOs estão com grau zero nesta escala. Entretanto, baseando-se em nossas experiências considerando o passado histórico como guia, as observações posteriores para refinar os cálculos de sua órbita terão como resultado bastante provável o rebaixamento desta probabilidade de impacto a um valor virtualmente nulo, disse Yeomans.
Mas uma coisa temos certezas os asteróides estão se aproximando e com certeza estamos correndo perigo, e nada pode ser feito. Pois com a natureza de Deus o homem não pode vencer, pois ele é o maior do universo e só ele pode tudo, nem a Nasa com toda a sua tecnologia pode evitar uma catástrofe na terra. Eu confio em Deus e espero que ele desvie esses asteróides para bem longe da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares