A vida passa rápido

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Albergue Bom Samaritano reabre após reforma em São José

Moradores de rua tem novamente espaço para passar as inclementes noites de inverno

Bom Samaritano recebe primeiros moradores em situação de rua

O primeiro a receber auxílio da Casa de Apoio Bom Samaritano, aberta na quinta-feira (07), foi o senhor Décio Vieira, 67 anos. “Há muito tempo na rua”, nas palavras dele, Décio chegou à casa por volta das 22 horas. Antes, dormia em um banco do Hospital Regional de São José. Debilitado pelas condições de rua, ele foi direto tomar um bom banho quente. Depois disso, vestiu as novas roupas quentes, o sapato novo e foi tomar um bom prato de sopa. Seus olhos brilhavam e de início não disfarçava a desconfiança: “Posso mesmo tomar um banho e tomar uma sopa?”, dizia.
Assim começa o atendimento que deve seguir a seguinte rotina: todos os dias, entre as 19h e 20h, as pessoas a serem abrigadas chegam à Casa de Apoio. Ao entrar, eles recebem duas toalhas cada um – uma de banho e uma de rosto, além de um kit de higiene pessoal contendo escova e pasta de dente, um pente, um desodorante e um sabonete. O kit feminino contém ainda shampoo e absorvente íntimo.
A refeição é servida às 20h. Depois da janta, há um espaço de sociabilidade, com sofás e televisor, onde as pessoas em situação de rua começam a trocar informações sobre as histórias. A partir das 22 horas, é hora de dormir.
No dia seguinte, a partir das 07 horas é servido café da manhã reforçado. Depois disso, aqueles que precisarem de auxílio terão à disposição duas assistentes sociais, que farão os encaminhamentos necessários.
Cada pessoa terá direito a este ciclo de atendimento por 10 dias, para que possa se atender ao maior número de pessoas em situação de rua neste inverno.
“É uma experiência única na nossa região, nos moldes como estamos implementando este espaço. Mas a nossa expectativa é ampliar o serviço e isso deve acontecer ainda este ano”, explica o Secretário Municipal de Assistência Social, Paulo Vieira.
Antes, a Casa de Apoio Bom Samaritano abrigava pessoas de outros municípios que vinham para o atendimento no Hospital Regional. Isso acabava onerando a Prefeitura, já que os serviços eram custeados pelo Poder Executivo Municipal.
Mantida pela Prefeitura de São José e coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa de Apoio de Bom Samaritano funciona na Rua Doutor Constancio Krummel, 952, no Bairro Praia Comprida.
A reabertura desse albergue servirá ao menos para aquecer homens e mulheres em situação de rua. Nós sabemos que é preciso mais que uma cama e um prato de comida. É preciso recuperar estes seres humanos. Essas pessoas precisam de ajuda para deixar os vícios e voltar ao convívio da família. Um atendimento de 10 dias não é muito mais ameniza um pouco o frio e a fome desses cidadões que se encontram perdidos na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares