A vida passa rápido

domingo, 23 de outubro de 2011

Satélite Rosat já esta na atmosfera da terra

Cuidado com a cabeça o satélite Rosat já esta na atmosfera da terra.
O Centro Aeroespacial Alemão informou neste domingo que um satélite aposentado, o Rosat, entrou na atmosfera da Terra no início desta madrugada, mas não confirmou se destroços atingiram o planeta.
Ele foi lançado em 1990 e pôs em órbita o primeiro telescópio espacial a usar raios-X para captação de imagens. O aparelho serviu para estudar os buracos negros e estrelas de nêutrons até 1999, quando foi aposentado. Vovava entre 565 km e 585 km da Terra e vem perdendo altitude. Em junho, a distância para a superfície já tinha reduzido para 327 km.
Na última quarta-feira, o Centro Aeroespacial Alemão já havia anunciado que um satélite aposentado poderia cair na Terra neste fim de semana. Os cientistas não souberam informar em que parte do planeta as peças poderiam cair, mas o porta-voz Andreas Schultz afirmou que "todos os países do mundo entre 53 graus norte e 53 graus sul podem ser afetados", o que inclui a maioria dos países e todo o território brasileiro.
Este é o segundo satélite que corre o risco de atingir a superfície terrestre.
Ainda não da para saber o local exato do impacto a situação é ainda mais complicada, principalmente pela elevada velocidade do Rosat, que realiza uma volta completa na terra em apenas 90 minutos e pela rotação de nosso planeta sobre seu próprio eixo.
O Rosat tem o tamanho de uma minivan e pesa 2,4 toneladas. Ele vai se queimar na reentrada na atmosfeta, mas 30 fragmentos, que somam 1,7 tonelada, poderiam atingir o solo.
As autoridades garantem que a probabilidade do satélite atingir alguém durante a queda é de um em dois mil. E como existe esta probabilidade eu prefiro me previnir. Já comprei meu capacete. E você já comprou o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares