A vida passa rápido

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Topiaria uma obra de arte

Arte de adornar os jardins, dando a grupos de plantas configurações diversas.


É uma arte antiga, sua origem remonta a 500 A.C, onde foi explorada nos jardins suspensos da Babilônia, com os primeiros jardins intensamente trabalhados pelo homem.
Topiaria é muito mais que os arbustos podados em formas geométricas, humanas, maquinárias ou em forma de animais. Topiaria é uma expressão artística que tem como matéria prima, plantas vivas. Essa arte é conhecida pelo mundo todo sendo visível aos olhos dos apreciadores em calçadas das cidades, nos jardins de casas, nas mansões, nas praças das cidades, nos parques e em todos os lugares que apreciam essa arte. Esta arte traz qualidade de vida com o contato com o verde, que já proporciona alívio das tensões do cotidiano e estimula a criatividade.

Apesar de muitas plantas arbustivas se prestarem à topiaria, há algumas espécies mais indicadas para essa técnica com poda. São elas o buxinho (Buxus sempervirens), podocarpo (Podocarpus macrophyllus), tuias, cipreste (Cupressus coccinea), teixo (Taxus baccata), ligustro (Ligustrum sinense), azaléia (Rhododendron simsii), oleagno (Elaeagnus pungens), ficus (Ficus benjamina), viburno (Viburnum prunifolium), murta (Murraya paniculata) e pitósporo (Pittosporum tobira).
As características que estas plantas têm em comum são: crescimento lento a moderado, longevidade, folhas firmes (coriáceas a duras) e perenes, tolerância a podas freqüentes e folhagem naturalmente ramificada e compacta.
Existe também outra técnica de ser fazer topiaria que é a técnica stuffed, os suportes são os protagonistas da forma, e devem ser de material resistente e durável. Nesta técnica de topiaria, diferentemente das topiarias exclusivamente com podas, pode-se formar esculturas de plantas em áreas semi-sombreadas, dependendo das espécies escolhidas. Diversos tipos de plantas são permitidos, desde trepadeiras (heras e unha-de-gato são as mais comuns), até gramíneas, forrações diversas, flores e folhagens. Os substratos devem ser bem estruturados com espumas e fibras naturais, como cipós, esfagno e fibra de côco.
Mas independente da técnica escolhida, não pode faltar o cuidado básico com as espécies das plantas, como a preparação do substrato, o plantio, adubação, irrigação e drenagem, iluminação, ventilação, defesa contra pragas e doenças, além dos requisitos próprios de cada espécie. Assim você poderá montar a sua forma bonita e fácil de manter. As mais fácies são as de forma de cone.

NO Rio Grande do Sul no município Victor Graeff, localizado a 264 Km de Porto Alegre, na região Norte do Rio Grande do Sul, é conhecido nacionalmente pela beleza da Praça Municipal Tancredo Neves, com mais de 200 esculturas em ciprestes, podados artesanalmente em forma de pessoas, pássaros, animais e paisagens arquitetônicas tudo feito com a técnica da topiaria.
Esse principal ponto turístico do município foi fundado em janeiro de 1982, a Praça Municipal Tancredo de Almeida Neves, mas só começou a ser atração na região apenas a partir de 1989, quando o Ex-prefeito Ivar José Roessler (in memoriam) convidou o agricultor Fredolino Selmiro Schmidt, mais conhecido por Seu Mírio, a fazer parte da equipe de manutenção da praça, visto sua grande vocação e criatividade.
O trabalho de Topiaria (mais conhecida por poda escultural) desenvolvido na Praça Municipal Tancredo Neves exige paciência e dedicação, pois a planta demora no mínimo dois anos para tomar a forma idealizada pelo topiário e até cinco anos para estar definida. Seu Mirio, dedicou 17 anos de sua vida cuidando da Praça Municipal Tancredo Neves, e ao completar 70 anos de idade se aposentou. Fredolino Selmiro Schmidt completou 75 anos de idade no dia 19 de abril de 2011. Mesmo estando aposentado o topiário Fredolino continua realizando podas esculturais em municípios do Estado que tem o procurado, inclusive já recebeu propostas para trabalhar em Santa Catarina e até fora do Brasil, na Alemanha. Casado há 52 anos, com uma família constituída por 02 filhos, 04 netos e 03 bisnetos, o victorense pretende descansar mais, porém enquanto puder continuará transformando ciprestes em verdadeiras obras de arte, vai continuar transformando.

Topiaria no Japão, província de Shizuoka, cidade de Hamamatsu realmente uma beleza. Fizeram até um castelo tradicional com plantas. O cuidado e a riqueza de detalhes impressiona. Vejam a perfeição.O pastor de ovelhas e seu fiel cão, uma obra de arte no Parque das Flores. Cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka. Muito lindo um piano de plantas, bem grande, colorido e não são folhas tingidas, são as cores naturais das plantas, porque de acordo com a filosofia Mosaiculture, há de se respeitar a cor natural de cada planta. Fazendo a arte alterando apenas o formato dos arbusto.
Obras de arte feitas com plantas (Topiária). O talento humano em perfeita sintonia com a Natureza.
Direto para o mundo algumas artes feitas com plantas, observe a perfeição feita pelo homem.

domingo, 15 de maio de 2011

Sentimentos e emoções

Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem, para que a vossa tristeza se converta em alegria.

Educa, filho meu, os teus sentimentos e as tuas emoções para que consigas agir na vida de modo mais brando, sem te entregares a atitudes desvairadas que, de alguma forma, possam demonstrar desequilíbrio interior.
Canaliza os teus sentimentos pela fonte do amor, a fim de que, em sintonia com os bons pensamentos, eles possam levar-te a realizar algo de concreto em favor do bem do próximo.
Sentimentos de tristeza geram atitudes negativas de egoísmo ou de insulamento.
Sentimentos de alegria tornam a vida mais amena, levando-te a agir com bondade perante aqueles que te cercam.
Controlando as tuas emoções e não te entregarás a atitudes perigosas. Controla-te, para não retribuires o mal com o mal, ou com manifestações de ódio ou desejos de vingança.
Emoções negativas e desequilibradas revelam embrutecimento da alma.
Contudo, emocionar-se perante acontecimentos dolorosos na vida de outros irmãos, ou diante de pequeninos gestos de amor que nos sensibilizem o coração, demonstra o crescimento da alma.
Unindo os bons pensamentos às emoções construtivas, isso nos permitirá levar alegria, paz e esperança aos corações aflitos e desiludidos.
Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem, faze com que os teus sentimentos e emoções se transformem em realizações belas e nobres ao seu semelhante.
Em cada dia de sua vida que transcorre, procura encontrar alegria de viver, mesmo encontrando algumas dificuldades e atritos, enfrenta com determinação, ame a vida e seu semelhante assim mesmo.
Aprende a estender o teu olhar mais além, abarcando a vida daqueles outros irmãos, que passam por duras e dolorosas provações. E sentirás os teus problemas pequeninos e amenizados.
Olha ao teu redor, vê aqueles que estão mais perto de ti e verifica as necessidades de cada um, as carências que podes suprir com a tua compreensão, com o teu carinho e o teu amor amenizara uma dor de quem não sabia como cura.
A natureza em seu redor é fonte de energia e amor e dela encontraras a alegria. Apura os teus ouvidos e perceberás os sons que ela transmite pelo cantar dos passarinhos, pelo rumorejar das correntezas, pelo barulho das cachoeiras, pelo cricrilar dos grilos, pela sinfonia das cigarras... Tudo é beleza e alegria, e isso é vida.
Onde estiveres situado, na cidade ou no campo, no trabalho ou no aconchego do lar, eleva o teu pensamento a Deus e ora, por tudo agradecendo, pelo que tens e pelo que és. Conseguirás assim, filho querido, encontrar na própria vida que desfrutas, alegria de viver!
NMS - Luz da Vida

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Torre de Babel de livros, um novo marco historico

Buenos Aires inaugura Torre de Babel de livros

A “Torre de Babel”, instalada na Praça San Martín, no centro da cidade de Buenos Aires. Foi inaugura no dia 11 de maio de 2011. Uma torre de 28 metros de altura, em formato de rampa circular, toda feita de aço e dezenas de milhares de livros. Esta obra de arte reuniu mais de 30 mil exemplares de 54 países, inclusive do Brasil.
A obra, batizada de “Torre de Babel de Livros”, é de autoria da artista plástica argentina Marta Minujín. A ideia foi de transformar a torre num veículo da cultura, unificando o mundo através dos livros. E com essa obra, Buenos Aires ganha o titulo de Capital Mundial do livro de 2011, designado pela Unesco.
Esta obra poderá ser percorrida por dentro até 28 de maio, nesse último dia de exposição da peça, os visitantes podem escolher um livro na língua da sua preferência e levá-lo. Os exemplares restantes serão levados para uma biblioteca portenha para compor o acervo da Primeira Biblioteca Multilíngue da Cidade de Buenos Aires.
A idéia da Artista Marta Minujín foi transformar a torre num veículo da cultura, unificando o mundo através dos livros.

Torre de Babel - Gênesis 11:1-9:

Com o fim do dilúvio, Um dia, todos os descendentes de Noé, resolveram reunir-se numa grande planície e, decidiram construir uma cidade que tivesse no centro uma torre tão alta que chegasse ao céu e se aproximasse de Deus. O Senhor não gostou da idéia, pois achava que era fruto do orgulho dos homens e não do seu amor por Deus. Então decidiu impedir a sua construção, não querendo no entanto ser tão duro como fizera com o dilúvio. Assim, começou a confundir as línguas dos homens, que deixaram de se compreender entre si, pois cada povo, passou a usar palavras diferentes. Os pedreiros não compreendiam os carpinteiros, os arquitetos não se entendiam com os marceneiros, sendo assim a obra foi obrigada a ser suspensa. A torre, batizada de Babel, ficou inacabada. Os homens, que de repente tinham tornado estranhos entre si, separaram-se, e cada povo foi viver na sua própria terra.
Esta história é usada para explicar a existência de muitas línguas e raças diferentes.
Hoje com a existencia de muitas linguas, muitas culturas diferentes, é feito uma nova Torre de Babel, para um novo objetivo, unir o mundo atravez da leitura com informações diferentes de povos diferentes, na tentativa de reunir a humanidade num caminho de paz.

Postagens populares