A vida passa rápido

domingo, 13 de novembro de 2011

Orionópolis Catarinense, em São José 21 anos de existência

A instituição, que cuida de moradores com histórias de vida diferentes, marcadas por problemas de saúde física e mental, miséria e abandono familiar. Pessoas  sem condições de autonomia, sem o apoio de um filho, um irmão, um parente distante. Crianças, jovens, adultos e idosos com dificuldades de locomoção, de coordenação motora, de comunicação, de compreensão do mundo e de interação com a sociedade. Problemas musculares, neurológicos, emocionais.
E existe ainda muitas pessoas nas mesmas condições, na lista de espera por uma vaga na Orionópolis Catarinense, em São José. Mais o problema é um só: dinheiro para poder cuidar dessas pessoas e acolher os que estão na fila de espera. A intenção da Orionópolis não é só acolher a pessoa, mas resgatar sua dignidade humana e proporciona uma qualidade de vida aos seus moradores.
A Orionópolis foi fundada em 1987 e funciona a quatro anos no terreno onde fica hoje, no bairro Fazenda do Max. Sem fins lucrativos, a Entidade é dirigida por padres da ordem de São Luiz Orione e sobrevive de doações da comunidade. Todos os meses, funcionários e voluntários da casa trabalham para atingir uma meta em reais e em doações mensais para o funcionamento da Orionópolis. Os gastos com medicamentos, folha de pagamento, alimentos, produtos de limpeza e higiene, entre outros, vem da comunidade que reconhece o trabalho dos que ali se dedicam a cuidar dessas pessoas. Tudo o que é doado é investido em benefício dos internos.
Além de moradia e alimentação, a Orionópolis oferece atendimento especializado, com cuidados de saúde, atividades pedagógicas, terapia ocupacional, massoterapia e orientação religiosa.
Para proporcionar o cuidado com essas pessoas que precisam de atendimento especial, existem funcionários contratados, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores e outros profissionais, além dos voluntários que desempenham funções diversas, desde a organização administrativa até serviços de saúde e a venda de produtos no bazar da entidade. É um trabalho que exige muito cuidado e dedicação. Porque muitos deles vêm de um estado de total abandono, muitas vezes, de maus tratos. E hoje a orianópolis se tornou a família deles, um lar com carinho, amor e cuidados especiais.
E para ver tudo isso basta percorre os corredores, salas e quartos da Instituição, que vamos encontra um ambiente bem cuidado, e muito agradável. Os quartos duplos iluminados, bem ventilados, pintados com cores alegres. Camas feitas, com bichinhos de pelúcia e bonecas, para os que gostam. Senhoras enfeitadas com colares, tudo isso são sinais externos do carinho dedicado por funcionários e voluntários da casa.
Além das doações para a manutenção de todos os meses a casa precisa comprar produtos caros, que também podem ser doados, como fraldas geriátricas, materiais de limpeza e higiene, carne bovina e de frango, peixe, leite, alimentos especiais como farinha láctea e Sustagen. Para ajudar, podemos doar esses produtos, entregando no local ou solicitando que alguém vá buscar as contribuições. Outra maneira de ajudar é por meio de carnê ou débito na conta telefônica, ou, ainda, de doações em dinheiro nas contas bancárias da Orionópolis no HSBC, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre como ajudar podem ser obtidas pelo telefone . A entidade organiza diversos eventos para arrecadar recursos ao longo do ano. Hoje dia 13 de novembro de 2011 foi organizado um almoço com uma boa musica para todos os que prestigiaram a festa e todos que ali residem.
Aos 21 anos de existência, a Orionópolis Catarinense busca parcerias para se sustentar e para poder oferecer um atendimento cada vez melhor. Hoje, o auxílio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal vem através de convênios para cessão de professores e de alguns medicamentos, além de uma pequena verba mensal para ajuda de custo. Mas é preciso mais verba garantida para que a orianópolis possa acolher mais moradores e acabar com a fila de espera dando a todos os que precisam um lugar para viver bem. E para que isso aconteça é preciso parcerias e contribuição de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares